Perguntas Frequentes
Qual a localização das casas
Nossas casas estão localizadas pé na areia na Praia da Bombaça, em Barra Grande, na Península de Maraú – Bahia – Brasil.
Como chegar
Há algumas opções de transporte até a Península de Maraú.
Em Barra Grande há um aeroporto que recebe pousos particulares (aeródromo Kiaroa).
O aeroporto comercial mais próximo é o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (IOS). Chegando lá, você poderá optar pela locação de carros dentro do próprio aeroporto (aconselhamos a reserva antecipada). São 130 km até Barra Grande.
Outra opção é contratar um transfer até o píer de Camamu, de onde saem lanchas rápidas até Barra Grande de hora em hora, das 06h até as 17h. São aproximadamente 40 minutos de viagem. Chegando no píer de Barra Grande, há transporte de táxis ou jardineiras que te levarão até a casa (trajeto de aproximadamente 10 minutos).
Há também a opção, geralmente mais econômica, pelo Aeroporto Salvador (SSA) + ferryboat até Bom Despacho + ônibus ou transfer até o píer de Camamu.
Qual a melhor opção de transporte dentro de Barra Grande
Se você prefere conforto e economia, a melhor opção é ir de carro. E se a sua preferência for por praticidade e aventura, indicamos a locação de quadriciclos. Há várias opções para locação.
Quais passeios imperdíveis para quem visita Barra Grande
Passeio de bicicleta na maré baixa da Praia da Bombaça – nascer do sol na Praia da Bombaça – pôr do sol e beach clubs na Praia da Ponta do Mutá – passeio de barco pelas ilhas: Pedra Furada, Goió, Sapinho – passeio de lancha até a Cachoeira de Tremembé – mergulho nas piscinas naturais de Taipu de Fora (há opção de mergulhos diurnos e noturnos) – Trilha das Bromélias – Farol – Lagoa do Cassange – Lagoa Azul – Praia de Algodões – passeio e restaurantes à noite na vila de Barra Grande.
Qual melhor época para visitar Barra Grande
A época preferida dos hóspedes é o verão, com seu pico no réveillon, quando a cidade encontra-se no auge de visitações e programações de festas e eventos musicais. Para quem busca mais tranquilidade e não abre mão dos dias quentes de verão, março é uma ótima opção. Já para quem quer unir sossego e clima agradável, setembro, outubro e novembro são meses ideais.
Mais algumas atrações, eventos culturais e curiosidades da região:
Cajaíba: pequena comunidade beira-mar dentro da Baía de Camamu. Para os amantes de barcos, este local remonta ao século XVII, época das invasões francesas na Bahia. Ali, os franceses construíram uma base de construção de escunas, devido à fartura de madeira e à localização estratégica – próxima à capital do Brasil na época (Salvador) e a Camamu, segunda maior cidade do período.
O método de construção, com seu belo design da época, é preservado até hoje pelos habitantes locais. Esses projetos de barcos foram passados de geração em geração. É possível ver diversos estaleiros beira-mar com escunas em construção. Imperdível.
- Passeio de lancha até as cachoeiras de Tremembé (antigo quilombo): essas cachoeiras deságuam no mar (Baía de Camamu). No local, há restaurantes com comidas típicas, como os famosos camarões-pitú, uma iguaria muito apreciada na cozinha nativa local.
- Festa de São Sebastião (18, 19 e 20 de janeiro), com belíssima procissão de barcos pela Baía de Camamu.
- Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barra Grande: realizada na primeira semana de junho na vila de Barra Grande, com shows musicais e comidas típicas.
- Mergulhos nas piscinas naturais de Taipu de Fora com opção de mergulhos noturnos.
- Visita à Lagoa Azul e Lagoa do Cassange.
- Visita ao Farol de Taipu com vista panorâmica belíssima da península.
- Praia dos Algodões, com suas belas piscinas naturais.
- Ilha da Pedra Furada uma ilha encantadora com uma formação rochosa curiosa e rodeada por coqueiros deslumbrantes.
- Ilhas do Goió e Sapinho conhecidas por seus deliciosos restaurantes com comidas típicas e as famosas lagostas mantidas em tanques, onde você escolhe a que vai saborear.
- Barcelos um belo povoado de estilo colonial com uma igreja charmosa. É um dos povoados mais antigos da região.